uco de Uva Melina

Dicas

As Cerimömonias Do Novo Concerto

Introdução: Nos tempos do antigo testamento a justificação pela fé era ilustrada atraves do sistema sacrificial . No novo testamento é ilustrado através da cerimônia dos “lava-pés e santa ceia “.

No sistema sacrificial do antigo Israel ,quais dois elementos tiveram um significado especial ? Ex. 24:6-8 ; Lev. 3: 16,17 ( Res.: Sangue e gordura . Versos para estudo adicional Exe.44: 7,15 )
Qual a realidade espiritual representada pelo sangue ? Rom. 3: 23-26 ( Res: Apontava para o sangue de Jesus, o qual foi derramado para o perdão dos nossos pecados. Perdão também é chamado de justificação . Lev. 17: 10-14 )
Qual significado estava associado à gordura ? I Sam. 15:22 ( Obs: Como o sangue apontava para o sangue de Cristo e representava perdão, então a gordura representava o corpo de Cristo,e obediência,ou santificação. O rei Saul sacrificava a gordura dos animais,mas ele não tinha obedecido ao Senhor, portanto a sua oferta não foi aceitada. Gen. 4:4 Compara com Lev. 17:6 e Num. 18: 17 com Efe. 5: 1,2 e I Ped. 1:22)
Quais dois símbolos Cristo incluiu na cerimônia da santa-ceia no novo concerto ? Lucas 22: 19,20 ( I Cor. 10: 16-18 )
O que o vinho,ou suco de uva, representam ? Mat. 26: 26-29 ; I Ped. 1:18-20 ( Res: Como o sangue dos animais sacrificados apontavam para o sacrifício de Jesus na cruz,também o vinho representa o sangue de Jesus que foi derramado para a “remissão dos pecados “. O “fruto da vinha”que Jesus usou era “novo “e não fermentado. O fermento que causa a fermentação era um símbolo do pecado , portanto seu uso era proibido na festa da Páscoa . Rom. 3: 24-26; Apo. 13:8 ; Ex.34: 7 )
Como a gordura nos antigos sacrifícios representavam o corpo de Cristo, também o pão na santa ceia é um símbolo do corpo de Cristo . O que foi realizado pela morte de cristo na cruz por nós ? Heb. 10:10 ( Obs: Como o sangue e a gordura nos sacrifícios do antigo testamento eram símbolos da justificação e santificação ,assim também o suco de uva e o pão no novo concerto pode ser visto como um símbolo desta obra da graça . Justificação e santificação devem sempre andar unidas, pois Jesus não morreu apenas para nos perdoar os pecados, assim nos dar a justificação, mas para nos libertar do domínio do pecado, e nos tornar justos . I Ped. 1: 2 ; 2: 24 ; Mat. 1: 21 ; I João 2: 1-6 ; I João 3: 3-6 )
Qual dom que nós participamos ao comer do “pão da vida”? João 6:47,48,51 ( João 6: 33-35 )
O que Cristo quis dizer quando Ele disse que nós deveríamos comer de Sua carne ? João 6:51,63 ( obs: Quando lemos a Bíblia com a iluminação do Espírito Santo,nossas vidas são mudadas . A vida de Jesus como manifesta na Bíblia, se torna a nossa vida. Nós deveríamos participar desta comida espiritual tão regularmente como participar da comida física . Quando participamos do pão na santa-ceia, nos comprometemos a comer de Sua palavra . João 1: 1,14,18; 17: 14,17 )
Na cerimônia do novo concerto, qual ordem é seguida ao participar do suco de uva e do pão ? I Cor. 11: 23-26 ( Obs: A santificação inicia-se junto com a justificação quando nos entregamos totalmente à Cristo. Na hora da entrega,Cristo nos oferece perdão completa e de graça . Mas ao passo que a santificação começa na hora da justificação , deve continuar enquanto vivermos . Tanto a justificação como a santificação são a obra da graça. I Cor. 6: 11 ; I Ped. 1: 2, II Tess. 2: 13; Heb. 10: 14 )
Qual aviso que Paulo nos dá com relação a participar da cerimônia do novo concerto “indignamente “, sem discernir seu caráter sagrado ? I Cor. 11: 27-30 ( II Cor. 13: 5 ; Heb. 10: 29 )
A fim de preparar o coração dos discípulos para a cerimônia da santa-ceia,qual obra Jesus realizou por eles ? João 13: 3-5( Marcos 10:43-45 )
Quão importante foi para Jesus lavar os pés dos discípulos ? João 13: 6-8 ( I Cor. 6:11 )
Após Jesus ter lavado os pés deles ,os discípulos estavam espiritualmente limpos ? João 13:9,10 ( Obs: Os discípulos já tinham sido lavados no batismo, portanto não precisaram um rebatismo. Eles não se apostataram. Mas tinham ciúmes e descrença , e precisavam ser limpos destes pecados . Efe.5: 26,27 )
Após lavar os pés deles, o que Jesus disse aos discípulos ? Como sabemos que Ele estava estabelecendo uma cerimônia que Ele quer que realizemos hoje ? João 13: 12-15 ( Mat. 20: 27,28 )
Alguns como Pedro , hesitam em ter seus pés lavados, ou lavar pés de outros. Mas qual a promessa para aqueles que seguem o exemplo de Jesus ? João 13:15-17 ( Mat . 23: 11,12; João 15:11 )
Enquanto que a cerimônia da santa ceia nos lembra a morte de Cristo, a que evento futuro ele aponta ? Mat 26:29 ( I Cor. 11: 26 )
Minha decisão: Jesus disse, “Na verdade vos digo que,se não comer da carne do filho do homem,e não beberdes o seu sangue , não tereis vida em vós mesmos “( João 6:53) .Você fará um compromisso de participar do corpo de Cristo,duplamente pela santa ceia e pelo estudo de Sua Palavra, para que possa ser mais semelhante a Jesus? Ao beber o suco de uva, aceitarás o perdão de Cristo

Sitevip Internet