uco de Uva Melina

Dicas

Proteja seu coração

Dietas : o segredo da longevidade?

O que você serve à mesa pesa na balança quando se quer manter as artérias livres das placas gordurosas e a pressão sob controle. Ninguém duvida disso, e os cardiologistas em conjunto com os nutricionistas recomendam uma dieta saudável para manter o coração leve. Para eles, um cardápio que vale a pena ser inserido como hábito alimentar é composto de peixes, frutos do mar, verduras e legumes. Tudo regado com um bom azeite. Para completar, frutas de sobremesa. Ah, um bom vinho tinto tomado com moderação, e pronto – está aí uma dieta que faz o coração bater de alegria. Faça dieta e proteja seu coração. Afinal, ele e você merecem uma vida longa, saudável e feliz!

* Coma mais fibras. Presentes em cerais e pães integrais, frutas e legumes frescos, feijão, ervilha e lentilha, ajudam a reduzir a quantidade de gordura e colesterol absorvida durante a digestão de alimentos gordurosos;

* Coma menos gorduras saturadas. Diminua os alimentos gordurosos, preferindo carnes magras e óleos vegetais insaturados, como o de soja ou oliva. Coma mais peixe e frango sem pele e prefira leite desnatado;

* Diminua o consumo de gorduras e açúcar. Evite doces em excesso, como sorvetes, biscoitos, bolos e produtos industrializados;

* Conserve o peso ideal. Todos sabem que a obesidade aumenta os riscos de doenças coronarianas;

* Coma somente (até) quatro ovos por semana. Ovos são ricos em colesterol;

* Reduza a ingestão de sal. Ele pode elevar a pressão sanguínea, o que, por sua vez, aumenta bastante o risco de doenças coronarianas;

Fonte: Guia AN de Vida Saudável

E mais

* Um copo de suco de uva puro ajuda a destruir as plaquetas, células sanguíneas que auxiliam na obstrução das artérias do coração. O suco de uva é mais útil do que a aspirina na prevenção de ataque cardíaco.

* Outro suco recomendado é o de tomate. Rico em potássio, auxilia com o sódio do sal, a manter o equilíbrio dos vasos, controlando a contração das fibras musculares, inclusive as do coração.

* Use alho como tempero. Com poderes bactericidas, além de ser rico em selênio, o alho tem duas substâncias capazes de prevenir as doenças cardíacas. Uma impede que colesterol se fixe nas paredes dos vasos sangüíneos, diminuindo as chances de formação de placas ameaçadoras, que acabam bloqueando a circulação do sangue. A outra substância do alho trabalha em conjunto com a primeira, aumentando a elasticidade dos vasos, ao relaxar pequenos músculos ao redor deles. Resultado: mais flexíveis, os vasos sanguíneos resistem melhor a agressões, como as da pressão alta.

* Coma nozes. Pesquisas médicas comprovam seus benefícios ao coração. Os efeitos benéficos das nozes são devidos ao alto teor de certos óleos, quimicamente muito semelhantes ao do azeite de oliva", explica o professor Frank Hu, Universidade de Harvard, que coordenou o trabalho. "Esses óleos reduzem significativamente as taxas de colesterol. Além disso, as nozes contêm muita vitamina E e uma proteína vegetal conhecida por arginina, que também protegem o coração."

* Use azeite. Com sua gordura monoinsaturada, ele é rico em ácido oléico, uma substância que estimula o fígado a produzir o HDL, o colesterol bom, aquele capaz de combater o LDL, o colesterol ruim.

* Coma abacate. Em saladas. . "O abacate é rico em óleos que ajudam a carregar o colesterol ruim para fora dos vasos, evitando a formação de placas gordurosas", diz Anita Sachs, professora de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

* Morango, não deixe de colocar essa delícia em sua dieta. Além da vitamina C, possui boas doses de uma substância conhecida por quercitina. Que é um antioxidante, ou seja, uma molécula capaz de neutralizar os radicais livres, que acabam levando as gorduras a se depositar nos vasos.

* Não deixe faltar a soja. Os grãos e as comidas feitas de soja reduzem o colesterol.

Fonte: Revista Saúde - Maio/97

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